_____________
RELACIONAMENTO A DISTÂNCIA
Perigos de um relacionamento à distância: Nenhum relacionamento está isento de riscos e perigos, porém, quando duas pessoas assumem um compromisso estando longe uma da outra, o que vai determinar a força dessa relação é a profundidade do caráter de cada um. Quantos casamentos foram iniciados a partir de um relacionamento a distância, e são felizes. O fato de algumas pessoas terem se dado mal num relacionamento assim, não significa que ninguém mais deve investir nesse tipo de namoro. Relacionamento a distância fracassados não é a regra.
Risco de ocorrer uma traição quando a saudade aperta ou quando se encontra uma outra pessoa interessante: A possibilidade de uma traição sempre existe, mesmo estando perto um do outro, porém, é claro que a ausência do parceiro(a) e o fato de se encontrarem esporadicamente, pode esfriar a relação vulnerabizando assim a relação. Lembre-se, por mais que ele(a) sinta saudade, o que faz as pessoas sustentarem o compromisso e se guardarem uma para outra, é o amor. A Bíblia diz que o amor é paciente, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1 Co 13:4-7).
Manter a chama acesa mesmo longe do namorado(a): Com o avanço tecnológico, hoje os casais podem se comunicar através da Internet, telefone, fax etc. O contato permanente, mesmo a distância pode aprofundar o vínculo levando os dois a manterem o pacto de fidelidade. O namorado(a) precisa estar sempre lembrando que ele(a) está longe fisicamente, mas presente emocionalmente. A forma mais eficaz de conservar a chama acessa, é manter a conexão através dos meios disponíveis de comunicação. Os jovens amantes, sempre encontram uma forma de fazer o amor crescer apesar da distância. O amor é a causa motivadora da criatividade.
Controlar a questão do ciúme e não se tornar uma torre de vigia por meio de ligações, cartas, e-mails etc.: Toda relação equilibrada é fundamentada na confiança e isso tem a ver com o caráter e maturidade das pessoas. O ciúme faz parte de um estágio de infantilidade emocional. Na proporção que a pessoa vai amadurecendo e tomando consciência do respeito que deve ter quanto aos limites do outro, o comportamento tende a mudar. O que não pode é alimentar esse sentimento em vez de buscar cura e libertação.
Namorar à distância funciona ou não funciona?
Depende muito dos envolvidos e das circunstâncias. Quando a distância é extremamente grande e os dois só vão se encontrar no dia do casamento para se verem pela primeira vez e casarem, essa decisão me parece ser um pulo no escuro sem saber onde vão cair. Ë imprescindível que o casal na medida do possível, se encontre, ainda que esporadicamente. Esse contato, onde os dois possam se olhar, ouvir, sentir a presença etc, é fundamental.

Muitos pensam que é loucura manter um relacionamento a distância. Quando digo que minha namorada reside a uma distância de cerca de 300 Km de onde moro, ninguém acredita. Quem acredita acha que sou louco ou coisa parecida, mas, nada supera a sensação (emoção) de um primeiro encontro, ou de um reencontro.
Corresponder com a pessoa amada apenas pela internet ou por telefone durante meses, e, mesmo estando longe sentir essa pessoa ao seu lado o tempo todo, imaginando como seria o momento atual junto a essa pessoa. Tudo se torna especial, mesmo os momentos de distância, pois a saudade faz o sentimento aumentar a cada dia, e a cada conversa, pensar em como será o momento do próximo encontro (ou do primeiro encontro).

Já ouviu falar em um “relacionamento epistolar”? Aqueles namoros de antigamente, em que os namorados só se falavam por carta? Pois é, isso parece antiquado, mas se pensarmos bem, esse tipo de relacionamento é super atual. A única diferença é que as cartas deram lugar ao telefone, e-mails e “instant messengers”...

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo, eu dou total apoio e acredito muito! Tive um namoro onde existia a mesma distância q durou lindos 5 anos. Com certeza o motivo do término não foi a distância. Vale a pena amar, seja onde for ;) Te amo amigo